segunda-feira, 27 de abril de 2009

CRUCIFICAÇÃO

“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

São Lucas 23:46





Fra Angélico (1387-1455) Pintor italiano do período inicial do Renascimento. Aos 20 anos, já com formação artística, ingressou no convento dominicano de Fiesole. Em 1436, mudou-se para o convento de São Marcos em Florença, onde pintou as paredes. Trabalhou em Roma, na elaboração de afrescos na Capela do Papa Nicolau V no Vaticano. Foi discípulo de Lorenzo Mônaco e influenciado por Masachio. Seus temas foram sempre os religiosos. Suas pinturas eram equilibradas com cores suaves e claras. Foi prior do convento de Fiesole e morreu em Roma. Em 1988, foi beatificado pelo papa João Paulo II tornando-se Beato Fra Angélico. Os braços formam um triângulo e os pés estão cruzados. Saint Dominique Adorant lê Christ sur la Croix (1442). Afresco sobre parede. Mosteiro de San Marco, Florença.




Diego Velazquez (1599-1660) Nasceu em Sevilha, onde teve sua formação. Mudou-se para Madrid e por sua técnica impecável foi elevado a pintor do Rei Felipe IV da Espanha. Foi influenciado por Caravaggio. Na representação de Cristo, Velazquez seguiu o modelo clássico de seu mestre Francisco Pacheco. Cristo está preso à cruz com quatro cravos e os pés paralelos apoiados numa pequena madeira. Os braços desenham um suave arco. O corpo está exposto ao máximo, só há uma pequena peça de pano branco. É possível ver os desenhos musculares. Há um halo luminoso na cabeça. O rosto caído tem uma metade coberta pelos longos cabelos. Só nas feridas percebe se o sangue. O fundo negro coloca a figura em destaque. Cristo Crucificado (1632) Museu do Prado.




Francisco Goya (1746-1828) Pintor espanhol. Foi aluno de José Luzán e Francisco Bayeu. Viajou para a Itália a fim de estudar os clássicos. Retornou a Saragoça onde recebeu a encomenda para decoração da Catedral. Foi introduzido na corte por seu mestre e cunhado Bayeu. Sua apurada técnica logo foi reconhecida e abriu as portas para fama. Foi eleito para a Academia São Fernando de Arte em Madrid, com o quadro Jesus em la Cruz. (1780). Foi indicado pintor do Rei da Espanha. Seu temperamento difícil, sua visão crítica da realeza e da Igreja o colocou em situação difícil, sendo ameaçado pelo tribunal da Inquisição. A surdez, surgida após uma doença, o faz abandonar a vida social e refugiar-se em Bordéus na França. La produziu até a morte.




Salvador Dali (1904-1989) Nasceu em Figueras, Espanha. Iniciou seu treinamento aos doze anos. Em 1928, juntou-se ao Surrealismo e tornou-se um dos mais aclamados artistas do mundo. Casou-se com Gala, que passou a comandar sua vida. Para alguns era doente mental para outros um exibicionista. Gala Contemplatin Corpus Hypercubicus or Crucification.(1954). Metropolitan Museum of Art. A cruz é feita de oito cubos, a imagem nos remete a crucificação de Cristo, mas não há sangue, espinho ou cravos. Gala, elegantemente vestida representa Maria olhando para seu filho crucificado.




Maurizio Cattelan (1960-) Artista italiano nascido em Pádua sem formação acadêmica criou mais uma de suas polêmicas obras. A escultura de uma mulher de costa para o público atada em posição de crucificação dentro de uma caixa foi exibida na parede externa da Sinagoga de Pulheim. A obra foi comissionada pelo Project Sinagoge, que a cada ano convida um artista para ocupar um espaço. A crucificação moderna seria uma obra religiosa e poderia significar a luta contra o poder da morte. Para alguns, remeteria a tortura. Woman Crucified (2008) Sinagoga de Pulheim. Alemanha.





Sugestões: Maurizio Cattelan _ Phaidon, 1998.

Fra Angélico _ Phaidon, 1992.

Salvador Dali_ Harry Abrams Publishers, 1968.

As Sete Últimas Palavras de Nosso Salvador na Cruz _ Joseph Haydn. Opus 51.

Nenhum comentário: