segunda-feira, 27 de abril de 2009

ESCRITOS

É difícil explicar como é agradável escrever à mão. Você sente que todo seu corpo, e também uma parte do seu espírito, chegou até a ponta dos seus dedos. Mesmo que você tenha má caligrafia, como eu, existe algo aí alguma coisa de elegância perversa.

Norman Mailer





Hamurabi (1792-1750 a C) Rei da Babilônia escreveu o Código de Hamurabi. Monolito talhado em diorito com 46 colunas de escritos cuneiforme acádica incluindo 281 leis para regular a vida diária. Na parte superior, Hamurabi foi representado em frente ao trono do Rei Sol Sehamax. Museu do Louvre.




Papiro do Cairo Museu do Cairo. Data provavelmente do século II a C. Contem 22 fragmentos que dariam um papiro de cerca de dois metros. Inclui 40 problemas matemáticos e na sua parte posterior foi identificado o Código de Hermopolis.




Kim Hynum-seong (1542-1621) Compôs o conjunto de painéis Eigth Views of the Xiao and Xing River com tinta sobre seda. (1584). Kyushu Museum of Japan. Kim escreveu com sua própria caligrafia um poema em cada um dos oito painéis. Os poemas descrevem as imagens do rio. Os poemas são de Jim Hivas e as pinturas de Yi Isong.




Fiona Banner (1956-) Artista inglesa. Estudou no Goldsmih College de Londres. Fez parte da geração British Young Artists. Trabalha com instalações, esculturas, desenhos, textos e filmes. Explora os limites das possibilidades da linguagem para demonstrar como as palavras podem expor nossas instabilidades para conviver com pensamentos externos. Começou a escrever sobre filmes pornográficos para explorar a sexualidade. Seus trabalhos precoces foram os “still films” elaborados a partir de textos manuscritos meticulosamente ou impressos com sua própria visão. Os dois filmes iniciais foram Top Gun e Lawrence of Arabia. Nude Beam (1986) Coleção paticular.


Joan Brossa (1919-1998) Foi poeta, dramaturgo, artista plástico e designer gráfico. Foi o inspirador e um dos fundadores do grupo e da publicação Dau aL Set uma das principais manifestações modernas da poesia visual catalã. Sua obra é irônica e lírica. Para Brossa não havia os gêneros e as fronteiras entre as artes. Em 1999, foi criada a Fundació Joan Brossa, Barcelona para preservar e divulgar a obra do artista.









Sugestões: Art of the Korea Renaissance 1400-1600 _ Metropolitan Museum of Art, 2009.

Joan Brossa desde Barcelona ao Novo Mundo _ Fundació Juan Brossa, 2006.


Para Alice

Nenhum comentário: