segunda-feira, 27 de abril de 2009

PINTURA ITALIANA

“Paintings are older than the city of Rome”.

Plínio



Uma breve visão do desenvolvimento da pintura italiana ao longo dos séculos.



Anônimo Portrait of Paquius Proculus ans his Wife (62-79 d.C.) Afresco Museo Archeologico Nazionale, Napóles.




Ducci di Buoninsegna (1255-1319). Foi o maior pintor da escola de Siena. Maestá (1255-1311) foi pintada para catedral de Siena. Numa cerimônia religiosa a tela foi carregada pelas ruas da cidade até a catedral. Representa a Virgem com vinte anjos e dezenove santos. É um dos mais expressivos exemplos da pintura narrativa. Maetá Metropolitan Museum of Art. Nova York




Giovanni Domenico Tiepolo (1727-1804) Dance in the Country (1755) Uma atriz dançando com um jovem vestido com a roupa da commedia dell’arte. Iniciou seus estudos com o pai Giovanni Batista Tiepolo. Aos 13 anos já era considerado um artista. No início adotou o estilo decorativo do seu mestre. Mais adiante, dedicou-se as pinturas de temas religiosos e mitológicos. Metropolitan Museum of Art. Nova York.




Amadeo Modigliani Pintor italiano nascido em Livorno (1884) e falecido em Paris (1920). Sua frágil saúde impediu-o de freqüentar os cursos regulares. Dedicou-se, então, ao estudo da pintura em sua cidade natal e depois em Veneza e Florença. Mudou-se para Paris em 1906. Foi influenciado por Cézanne, Toulouse-Lautrec e Picasso. Sua amizade com Brancusi o fez dedicar-se, por algum tempo à escultura. Retornou à pintura e seus temas preferidos foram os retratos e nus femininos. O Uso de drogas e álcool encurtou sua vida. A obra foi exposta no Salão dos Independentes de 1909. Violoncelista Coleção particular.




Alberto Burri (1915-1995) Pintor abstrato e escultor italiano. Formou-se em Medicina e trabalhou como Médico na II Guerra Mundial. Foi capturado na África e mantido preso no Texas, onde começou a pintar. Usava os materiais disponíveis no cativeiro tais como sacos, madeiras, plásticos amassados, ferro, linhas, tintas e materiais diversos queimados. Burri foi um dos mais famosos artistas modernos italianos. Recebeu a Ordem do Mérito em 1994 e foi criado um museu, Collezzioni Burri em Citá di Castello, para abrigar suas obras. Seus trabalhos relacionam ao Taxismo europeu e ao Abstracionismo Abstrato Americano. Composition (1953) Solommon Guggenheim Museum. Nova York.





Sugestões: Italian Painting _ Beaux Arts Editions, 1992.

ESCRITOS

É difícil explicar como é agradável escrever à mão. Você sente que todo seu corpo, e também uma parte do seu espírito, chegou até a ponta dos seus dedos. Mesmo que você tenha má caligrafia, como eu, existe algo aí alguma coisa de elegância perversa.

Norman Mailer





Hamurabi (1792-1750 a C) Rei da Babilônia escreveu o Código de Hamurabi. Monolito talhado em diorito com 46 colunas de escritos cuneiforme acádica incluindo 281 leis para regular a vida diária. Na parte superior, Hamurabi foi representado em frente ao trono do Rei Sol Sehamax. Museu do Louvre.




Papiro do Cairo Museu do Cairo. Data provavelmente do século II a C. Contem 22 fragmentos que dariam um papiro de cerca de dois metros. Inclui 40 problemas matemáticos e na sua parte posterior foi identificado o Código de Hermopolis.




Kim Hynum-seong (1542-1621) Compôs o conjunto de painéis Eigth Views of the Xiao and Xing River com tinta sobre seda. (1584). Kyushu Museum of Japan. Kim escreveu com sua própria caligrafia um poema em cada um dos oito painéis. Os poemas descrevem as imagens do rio. Os poemas são de Jim Hivas e as pinturas de Yi Isong.




Fiona Banner (1956-) Artista inglesa. Estudou no Goldsmih College de Londres. Fez parte da geração British Young Artists. Trabalha com instalações, esculturas, desenhos, textos e filmes. Explora os limites das possibilidades da linguagem para demonstrar como as palavras podem expor nossas instabilidades para conviver com pensamentos externos. Começou a escrever sobre filmes pornográficos para explorar a sexualidade. Seus trabalhos precoces foram os “still films” elaborados a partir de textos manuscritos meticulosamente ou impressos com sua própria visão. Os dois filmes iniciais foram Top Gun e Lawrence of Arabia. Nude Beam (1986) Coleção paticular.


Joan Brossa (1919-1998) Foi poeta, dramaturgo, artista plástico e designer gráfico. Foi o inspirador e um dos fundadores do grupo e da publicação Dau aL Set uma das principais manifestações modernas da poesia visual catalã. Sua obra é irônica e lírica. Para Brossa não havia os gêneros e as fronteiras entre as artes. Em 1999, foi criada a Fundació Joan Brossa, Barcelona para preservar e divulgar a obra do artista.









Sugestões: Art of the Korea Renaissance 1400-1600 _ Metropolitan Museum of Art, 2009.

Joan Brossa desde Barcelona ao Novo Mundo _ Fundació Juan Brossa, 2006.


Para Alice

CRUCIFICAÇÃO

“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

São Lucas 23:46





Fra Angélico (1387-1455) Pintor italiano do período inicial do Renascimento. Aos 20 anos, já com formação artística, ingressou no convento dominicano de Fiesole. Em 1436, mudou-se para o convento de São Marcos em Florença, onde pintou as paredes. Trabalhou em Roma, na elaboração de afrescos na Capela do Papa Nicolau V no Vaticano. Foi discípulo de Lorenzo Mônaco e influenciado por Masachio. Seus temas foram sempre os religiosos. Suas pinturas eram equilibradas com cores suaves e claras. Foi prior do convento de Fiesole e morreu em Roma. Em 1988, foi beatificado pelo papa João Paulo II tornando-se Beato Fra Angélico. Os braços formam um triângulo e os pés estão cruzados. Saint Dominique Adorant lê Christ sur la Croix (1442). Afresco sobre parede. Mosteiro de San Marco, Florença.




Diego Velazquez (1599-1660) Nasceu em Sevilha, onde teve sua formação. Mudou-se para Madrid e por sua técnica impecável foi elevado a pintor do Rei Felipe IV da Espanha. Foi influenciado por Caravaggio. Na representação de Cristo, Velazquez seguiu o modelo clássico de seu mestre Francisco Pacheco. Cristo está preso à cruz com quatro cravos e os pés paralelos apoiados numa pequena madeira. Os braços desenham um suave arco. O corpo está exposto ao máximo, só há uma pequena peça de pano branco. É possível ver os desenhos musculares. Há um halo luminoso na cabeça. O rosto caído tem uma metade coberta pelos longos cabelos. Só nas feridas percebe se o sangue. O fundo negro coloca a figura em destaque. Cristo Crucificado (1632) Museu do Prado.




Francisco Goya (1746-1828) Pintor espanhol. Foi aluno de José Luzán e Francisco Bayeu. Viajou para a Itália a fim de estudar os clássicos. Retornou a Saragoça onde recebeu a encomenda para decoração da Catedral. Foi introduzido na corte por seu mestre e cunhado Bayeu. Sua apurada técnica logo foi reconhecida e abriu as portas para fama. Foi eleito para a Academia São Fernando de Arte em Madrid, com o quadro Jesus em la Cruz. (1780). Foi indicado pintor do Rei da Espanha. Seu temperamento difícil, sua visão crítica da realeza e da Igreja o colocou em situação difícil, sendo ameaçado pelo tribunal da Inquisição. A surdez, surgida após uma doença, o faz abandonar a vida social e refugiar-se em Bordéus na França. La produziu até a morte.




Salvador Dali (1904-1989) Nasceu em Figueras, Espanha. Iniciou seu treinamento aos doze anos. Em 1928, juntou-se ao Surrealismo e tornou-se um dos mais aclamados artistas do mundo. Casou-se com Gala, que passou a comandar sua vida. Para alguns era doente mental para outros um exibicionista. Gala Contemplatin Corpus Hypercubicus or Crucification.(1954). Metropolitan Museum of Art. A cruz é feita de oito cubos, a imagem nos remete a crucificação de Cristo, mas não há sangue, espinho ou cravos. Gala, elegantemente vestida representa Maria olhando para seu filho crucificado.




Maurizio Cattelan (1960-) Artista italiano nascido em Pádua sem formação acadêmica criou mais uma de suas polêmicas obras. A escultura de uma mulher de costa para o público atada em posição de crucificação dentro de uma caixa foi exibida na parede externa da Sinagoga de Pulheim. A obra foi comissionada pelo Project Sinagoge, que a cada ano convida um artista para ocupar um espaço. A crucificação moderna seria uma obra religiosa e poderia significar a luta contra o poder da morte. Para alguns, remeteria a tortura. Woman Crucified (2008) Sinagoga de Pulheim. Alemanha.





Sugestões: Maurizio Cattelan _ Phaidon, 1998.

Fra Angélico _ Phaidon, 1992.

Salvador Dali_ Harry Abrams Publishers, 1968.

As Sete Últimas Palavras de Nosso Salvador na Cruz _ Joseph Haydn. Opus 51.

ALEX KATZ E SUA MUSA

“I met her and whiten two weeks was painting her”

Alex Katz



Alex Katz nasceu no Brooklyn em 1924. Estudou na Cooper Union e depois na Skowhegan School of Painting and Sculpture no Maine. Artista figurativo associado a Pop art. Pintor, escultor e gravurista.

Katz tem uma interessante carreira. Ao tempo do Abstracionismo e do Expressionismo Abstrato, ele manteve-se fiel à figuração, razão pela qual ficou esquecido entre os grandes artistas americanos. Nos últimos dez anos teve sua importância reconhecida e seu valor admirado.

Casou-se com Ada del Moro e em 48 anos de casamento ela posou para cerca de 250 pinturas. Para Robert Stoor, professor da Yale University of Art, Ada poderia ser comparada a outras deusas, que tiveram seus retratos pintados por numerosos pintores ao longo do tempo. Seus trabalhos são valorizados no mercado e fazem parte do acervo dos grandes museus entre eles o MOMA e a Tate Gallery. Foi em 2006, no Museu Judeu de Nova York a última retrospectiva de Alex Katz.



Alex and Ada (1980). Coleção Joan e Alan Safir.




The Black Dress (1960) Brandhorst Collection. Ao fundo, o retrato, pintado por Katz, do poeta James Schuyler amigo do casal.




Blue Umbrela 2 (1972). Coleção particular.




Ada with Blue Hath (1994) Coleção Particular.




Ada Seated (1963) New York City University.




Up Side Down Ada (1965) MOMA.







Sugestões: Alex Katz Paints Ada _ Yale University Press, 2006.

Art in America _ Good–Life Ada Alex Katz, October, 2007.